domingo, 27 de setembro de 2015

Luz certa, conforto garantido!

   A iluminação exerce um papel importantíssimo na vida do ser humano, pois afeta diretamente no nosso bem estar. A entrada da luz natural em um ambiente sempre deve ser priorizada, porém, nem sempre isso é possível e ficamos condicionados a espaços fechados, onde a iluminação artificial acaba sendo o melhor recurso.

Quando Thomas Edson inventou a primeira lâmpada, em 1879, acredito que ele não imaginava tantas opções que teríamos alguns anos depois. Sua criação a lâmpada incandescente gera iluminação com base no aquecimento de um filamento, porém apenas 5% do seu consumo era transformado em luz, os outros 95% eram transformados em calor. Devido a este desperdício, a fabricação desta lâmpada foi suspensa esse ano no Brasil e estão sendo substituídas aos poucos pelas lâmpadas LED, que são bem mais econômicas.


Mas como saber qual a iluminação adequada para cada ambiente?

   A maneira como um cômodo é iluminado  está diretamente relacionado com a atmosfera que se quer criar para cada ambiente ou situação.  Lâmpadas frias, quentes, diretas ou indiretas, cada uma tem um efeito diferente. O ideal é que as lâmpadas escolhidas tenham um Índice de Reprodução de Cor (IRC) que indica a fidelidade da cor, próximo a 100.
   Para escolher o tipo de iluminação é preciso analisar quais são as expectativas e funções que serão realizadas no local. Se for um ambiente residencial onde pretendemos relaxar, como dormitórios e salas de estar ou jantar, o ideal é o uso de uma tonalidade de cor amarelada.






Em ambientes onde serão desenvolvidas atividades que requerem maior atenção, como preparar uma refeição, trabalhar, fazer a barba ou se maquiar, utilizamos lâmpadas com tonalidades mais brancas.








As atividades diárias ficam muito mais prazerosas quando temos iluminação adequada para cada ambiente!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!