sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Conceito, Semântica e Temática

Quando vamos iniciar um projeto, precisamos de uma série de pesquisas e estudos que são organizados em diferentes etapas e são essenciais para chegar ao objetivo final que é a satisfação do cliente.
E é com o cliente que tudo começa, precisamos fazer uma entrevista, saber suas necessidades, preferências e expectativas. Na faculdade separamos essas "etapas" em pranchas que organizam tudo.
E para que no final o cliente diga, com olhos lacrimejados: "PUXA, FICOU COMO EU SEMPRE SONHEI!!!" precisamos definir o CONCEITO, a SEMÂNTICA e a TEMÁTICA do projeto.
Mas como????


Vamos por partes, como diria nosso amigo "Jack", começamos pela temática.

O que é TEMÁTICA?
A temática é sobre o que o trabalho se trata, onde buscamos imagens referenciais do que já existe. Por exemplo, o cliente quer uma sala de estar contemporânea, com arte fotográfica e objetos divertidos, buscamos imagens de salas com esse perfil. Ou, o cliente tem mais idade, quer fazer uma cozinha mais clássica, com tons claros e muita funcionalidade, onde também precisamos pensar na ergonomia e segurança. Então é feito uma pesquisa de cozinhas com essas características.
Quando o espaço é comercial, isso fica mais claro. Se o trabalho é um restaurante japonês, procuramos imagens de restaurantes japoneses. Sabendo o que já existe no mercado fica mais fácil inovar.
A temática também serve para indicar materiais, cartela de cores revestimentos que gostaríamos de usar no nosso projeto. Por isso também podemos usar imagens que busquem esses diferentes materiais. Exemplos de temática de restaurante:

Dessa imagem tirei o pé direito alto e cores fortes e contrastantes:


Quero dar um toque retrô usando móveis estilizados

Quero inovar usando luminárias diferentes e divertidas


As imagens da temática servem para mostrar o que pretendemos fazer no ambiente.

O que é SEMÂNTICA?
A semântica está diretamente ligada ao cliente, seus objetivos, aspirações, trata sobre o que ele quer sentir no ambiente: conforto, alegria, inspiração, etc.
Ela busca imagens indiciais de sentimentos e sensações que estão diretamente ligadas ao cliente e ao conceito.  Exemplos:

Projetar um quarto de bebê, onde transpareça AMOR, CARINHO 


Projetar uma casa de praia onde o cliente queira se sentir RELAXADO,  LEVE, TRANQUILO


Projetar um espaço ACONCHEGANTE para uma família 


Projetar um espaço onde o cliente possa se DIVERTIR com os amigos


Essas imagens são a inspiração que usamos para desenvolver o trabalho, buscar referências e chegar num resultado bem legal.

Como mostrar o CONCEITO?
O pulo do gato de um bom designer é quando ele usa o conceito sem escancará-lo de forma literal.
Um exemplo fácil: digamos que você vai fazer o projeto de uma loja que venda produtos brasileiros, com matéria prima tirada da natureza, que prima pelo que é feito aqui no Brasil. Esse é o conceito: "Ser brasileiro"
Pintar o lugar de verde e amarelo e colocar a foto de um índio não é a solução mais legal.
E como é que se faz, então?
Digamos que você pensou no índio, lembrou do cocar, da pena e resolveu usar a textura e o colorido da pena como estampa de tecido. Entendeu? É a sutil lembrança, o querer dizer que torna o design de interiores tão especial.

Não é uma tarefa fácil, é preciso muita sensibilidade e criatividade para transformar espaços.
Por isso que existe a profissão, por isso estudamos, lemos, abstraímos e criamos para o cliente o melhor que ele possa imaginar! 



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